Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CONFLITO DE GERAÇÕES


Hoje em dia é comum encontrarmos nas empresas jovens na idade de 20 a 30 anos que conseguem fazer um monte de coisas ao mesmo tempo: Usam o telefone fixo e o celular ao mesmo tempo, navegam na internet, recebem e enviam emails, conversam com várias pessoas simultaneamente no MSN, lêem jornais, tudo isso enquanto elaboram um relatório para o “chefe”.



É a chamada Geração Y, composta por jovens que nasceram entre 1979 e 1992. Certamente eles têm muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior, mas a desvantagem de não permanecerem muito tempo nas empresas. Quando você começa a se acostumar com eles, pronto, já migraram para outra empresa.



Antes da geração Y, havia a minha geração, chamada geração X, os que nasceram entre 1966 e 1975. Essa geração foi marcada pela entrada da mulher no mercado de trabalho, o que mudou bastante a estrutura familiar. É característica dessa geração (X) a permanência nas empresas por muito tempo e o apego a regras e normas organizacionais.





E por fim tem a geração chamada Baby Boomers, que são os que nasceram depois da segunda guerra, entre 1946 e 1964. São extremamente focados no trabalho, considerando-o a coisa mais importante do mundo. Alguns se tornaram grandes empresários e estão em suas empresas até hoje.








Já começa a se falar também na Geração Z, formada por pessoas nascidas na segunda metade da década de 90 e nos anos 2000. É aceito que tenha começado em 1996, após o "Echo Boom" e terminado em 2010.



As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem totalmente digitais, estando muito familiarizadas com a World Wide Web, YouTube, telefones móveis e mp3 players, não apenas acessando a internet de suas casas, e sim pelo celular, ou seja, extremamente conectadas.



E vem aí a Geração Alpha, que são os nascidos a partir de 2010. Quem se arrisca a dizer qual será o perfil desses meninos e meninas?


Edvaldo
Blessed

0 comentários:

Postar um comentário