Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 29 de junho de 2010

UMA ALIANÇA INCONDICIONAL

Edvaldo Barbosa


Gn 28: 10-22

A SITUAÇÃO DE JACÓ SOB DOIS ÂNGULOS:

1- AOS OLHOS DE JACÓ:


I - Perseguido por seu irmão – Jacó havia enganado seu irmão e seu pai para roubar a benção da primogenitura, pelo que estava sendo perseguido por Esaú, e neste momento ele encontra-se sozinho nesta fuga. Como em certos momentos de nossa vida quando tentamos fugir dos nossos problemas, mas eles parecem vir contra nós e nos sentimos sozinhos e incapacitados de mudar a situação, assim Jacó se sentia.

II - Tendo que conviver com uma crise no relacionamento familiar – O fato de ter enganado seu irmão fez com adquirisse um inimigo mortal, que queria a todo custo mata-lo e para isso estava em seu encalço. Jacó não tinha onde recostar sua cabeça, no sentido de descanso e consolo, tanto é que fez de uma pedra seu travesseiro. Queria muito poder descansar, mas sua situação familiar lhe negava este descanso. Muitas vezes a nossa família e a nossa casa se tornam como um fardo para nós, a ponto de nos tirar o descanso e alegria de estarmos com nossos familiares.

III - Incerteza e medo – Jacó não sabia qual seria seu destino, o que estaria reservado para ele? Poderia ser encontrado por seu irmão e morto a qualquer momento. Isto lhe trazia um sentimento de incerteza e dúvida em relação ao futuro. Às vezes a pressão é tanta sobre nossas vidas que temos também esta incerteza em relação a nossa segurança ou em relação à nossa condição de filhos de Deus. Jacó, assim como nós, sabia que era pecador e não sentia-se digno da misericórdia de Deus. Como o salmista ele devia se perguntar “Elevo meus olhos aos montes, de onde virá meu socorro?” No entanto ele ainda não sabia a resposta certa, que o seu socorro viria do Senhor. Jacó, como muitas pessoas, ainda confiava na sua própria força e na sua capacidade em resolver suas questões, mas naquele momento ele se sentia abalado.

2- AOS OLHOS DE DEUS: Is 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.”

I - Anjos subindo e descendo para trazer-lhe a benção (v.12) - Deus deu para Jacó uma visão divina, para desviar-lhe o foco da situação terrena e elevar-lhe os olhos para o céu. Da mesma forma que quando Deus prometera uma descendência numerosa para Abraão, e no momento em que Abraão duvidou Deus o levou para fora e disse-lhe “Olha para o céu e conta as estrelas, se é que as pode contar...” Gn 15:5. Deus estava mostrando para Abraão a grandiosidade da obra que Ele faria em sua vida, para que não desanimasse com as circunstâncias ao seu redor. É preciso tirar os nossos olhos das coisas terrenas e eleva-los aos céus. O sonho de Jacó significava que Deus estava mobilizando um exército de anjos para o abençoar e dar-lhe a vitória. – V.12

II - Garantia da promessa feita aos seus pais (v 13-14) – Nos versos 13 e 14 Deus ratifica para Jacó a mesma promessa que havia feito a Abraão e a Isaque de que abençoaria através da vida dele todas as famílias da terra. É preciso confiar nas promessas de Deus, Deus não é homem para que minta, mas vela para que sua Palavra seja cumprida. Se existe uma promessa de Deus para nós, temos que tomar posse e não deixar de crer, Ele é fiel e justo, e sua misericórdia dura para sempre.

III - A crise de Jacó sob controle de Deus (v 15) - “Estou contigo...” Que coisa tremenda de se ouvir em meio a uma crise, seja ela de qualquer natureza. Como se o próprio Deus estivesse dizendo para Jacó “Olha Jacó, daí do seu lugar, com os seus olhos carnais, você enxerga a sua situação de uma forma, mas daqui do alto, de onde me assento, Eu posso contemplar tudo sob meu controle, pois Eu sou Deus e todas as coisas ocorrem pela minha vontade permissiva. Por mais terrível que seja seu problema, ele não é nada para mim, porque Eu estou contigo” Aleluia!!! Se Deus é conosco, então não há o que temer! Podemos perder todas as coisas, se não perdermos Deus, nós não perdemos nada. Do contrário, podemos ter todas as coisas, se não tivermos Deus na nossa vida, não temos nada.

IV - A certeza da segurança (v15) – “Te guardarei.” Deus é quem nos guarda. Quantas vezes tememos por nossa casa ou por nossos familiares, diante de tanta violência que todos os dias invadem nossa mente, nossos olhos, nossos ouvidos através dos meios de comunicação. É como se o inimigo estivesse nos intimidando e obrigando muitos a viver uma vida de insegurança e medo, trancafiados em seus lares, encurralados pela incerteza de um novo amanhã. Mas Deus está dizendo para Jacó e sua voz ainda ecoa em nossos ouvidos: “Te guardarei...”. Pode ter certeza de um novo amanhã, quem garante é o nosso Deus.

V - A fidelidade de Deus (v15) – “Não te deixarei.” A condição de Jacó fez com ele duvidasse da fidelidade de Deus em sua vida. Como Deus permaneceria fiel a alguém depois de tantas coisas erradas que Jacó fez? A mesma dúvida que muitos de nós temos hoje, pelo fato de sermos pecadores, mas temos que nos lembrar que a fidelidade de Deus para com nós, que somos seus filhos tem uma garantia, chamada o sangue de Jesus. O sangue de Jesus é que nos purifica de todo pecado, e aos olhos do Pai somos santos.

A CONDIÇÃO IMPOSTA POR JACÓ

O mais incrível é que mesmo depois de uma visão tremenda como esta e de uma Palavra que trouxe a certeza da presença de Deus na sua vida, o que lhe garantiria a vitória, Jacó, que ainda era o usurpador, o enganador, o interesseiro, pensando apenas em si mesmo, responde no verso 20-22:

“Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”

Jacó ainda colocava condições para ser fiel a Deus. O Senhor revelara a Jacó uma visão maravilhosa e ele ainda duvidava. Se Deus for comigo, Se Deus me guardar, Se me vestir...

Muitas vezes nós agimos como Jacó, estabelecendo condições para nos aliançar a Deus. Se meu marido se converter, se eu restaurar minha vida financeira, se eu for abençoado, se meu filho sair das drogas... Deus se alegra com aqueles que o servem independente das bênçãos derramadas ou não. As bênçãos são uma conseqüência de uma vida de intimidade com Deus.

Não sejamos como Jacó, colocando condições para servir a Deus, entreguemo-nos a Ele de todo nosso coração e de toda a nossa alma, ainda que não houvesse condenação ou inferno, quero ser fiel ao meu Deus, em quaisquer circunstâncias.

Música para ministração: Sua presença é real - Santa Geração 2

0 comentários:

Postar um comentário