Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 29 de junho de 2010

FORTALECENDO AS CÉLULAS

“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?” (Jr 12:5)




Qual é o papel de uma célula na Visão da igreja?

Evangelismo, comunhão, edificação, desenvolvimento de lideranças.



A célula é uma extensão da igreja, por isso devemos falar a mesma linguagem.

O principal objetivo de uma célula é o evangelismo.

O ganhar é feito nas células

O consolidar no Pré Encontro, Encontro e Pós Encontro

O treinar na Escola de Líderes

O enviar nos grupos de 12.



QUAL É A SUA PRIORIDADE?

Da mesma maneira que a prioridade do Pastor é o culto de domingo, a prioridade do líder é a sua reunião de célula.



Há duas formas de mostrar o cansaço: pelos lábios ou pelas atitudes. Muitas pessoas hoje não confessam que estão cansadas, mas as suas células refletem o cansaço. O cansaço que Deus está falando aqui não é para o homem comum, mas para homens que andam no sobrenatural.



“No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” (Jo 1: 35-42).



Se fizermos um paralelo entre Jeremias e Jesus, veremos que os dois foram chamados para estarem à frente da Nação de Israel como boca profética. Deus usa a boca dos profetas para fortalecer as bases da Nação.



Em João, Deus começa o ministério plantando uma célula dentro da casa de Jesus. As células são uma base poderosa de evangelismo a todo ministério que busca uma grande multidão.



Jesus passou o dia com os seus discípulos plantando uma visão no coração deles, uma visão de conquista no sobrenatural. Aqueles dois homens vinham do discipulado de João Batista. Nesse ínterim, caminhando com João, no deserto, o líder não os levava para dentro de sua casa. Mas, Jesus, a primeira coisa que fez foi levá-los para conhecer sua casa e ministrar-lhes durante todo um dia.



Deus quer abrir as portas da sua casa para que seja um lugar de avivamento e evangelismo. Hoje temos passado lutas no discipulado. O discipulado fortalece o coração do líder, para que ele nunca desista de estar à frente das células. As células enfraquecem quando o líder não está fortalecendo o discipulado.



A falta do discipulado provoca um cansaço na vida dos líderes. O discípulo fica com medo de perder os privilégios.



É muito bom ser líder de célula e Deus quer renovar a alegria do discipulado. Quando Paulo estava ministrando na Macedônia, havia uma mulher chamada Lídia que recebeu o apóstolo em casa e instalou ali uma célula poderosa. Deus vai remover da sua vida o cansaço, a desistência, o estresse, pois Deus o chamou para mudar nossa Nação.



O líder do sobrenatural não pode ter seu coração pautado em homens. Todas as vezes que você colocar seu coração nos homens e trabalhar para os homens você entrará em cansaço e fadiga.



Deus o chamou para uma visão segura. Há pessoas tropeçando naquilo que é firme, consolidado. Os bosques do Jordão ficam encharcados quando entra o verão e o Rio Jordão recolhe. Fica um atoleiro que é muito difícil de andar. Deus está perguntando: se você não consegue andar nos lugares planos, como quer andar pelo “encharcamento” da Visão?



Deus quer que você entre numa terra segura e não erre o alvo. Não quer que você fique atolado. Vença aquele que quer afligir sua alma e levá-lo à desistência. Quem quiser ser líder de avivamento, deve tirar discípulo do atoleiro.



Quando André sai do dia do discipulado com Jesus, volta para sua casa para compartilhar a novidade com a família. As células são abrigo para os discípulos, para a nova geração. Elas apontam para um novo tempo de conquista.



Quando André leva a novidade para Simão, Simão pergunta onde André ouviu isso e ele diz que foi na morada do Mestre. Dê abrigo para seus discípulos. Renuncie hoje ao cansaço, a fadiga e receba a unção para avançar velozmente no Reino.



Que haja um crescimento abundante da Palavra onde quer que esteja instalada uma célula e a unção multiplicadora do Pai se faça presente. Se cada um decidir ser uma bênção, fazer a vontade do Pai, alcançaremos as nações para Jesus. Ele cumprirá em nós a Sua Palavra: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mateus 4:19).



Fazer discípulos leva tempo, mas é a maneira mais eficaz, certa e segura de efetivamente alcançarmos o mundo.

É fácil fazer um membro de Igreja, porém é uma ciência gerar um discípulo, até formar Cristo nele. "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós" (Gálatas 4:19).



Tudo na visão celular começa nas células, passa pelas células e termina nas células. O fundamento da visão celular são as células. Uma igreja que diz estar na visão e não tem células ela nunca soube o que é a visão celular. São as células que geram pessoas para o Encontro, Escola de Líderes e Obreiros para a evangelização de cidades e nações. Perca as células e você perderá a visão. Esta é a visão de Provérbios 11.30 que diz “O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas, sábio é”. O maior desejo do coração de Deus é a salvação de vidas. Todo o investimento feito por Deus até hoje foi visando a salvação do homem. A encarnação de Cristo entre nós foi visando o resgate o espiritual da humanidade. A ação do Espírito Santo na terra é visando a capacitação da Igreja através dos dons espirituais para atrair vidas para Cristo. Nas células, nas celebrações, nas redes, nos eventos, todos os dias e em todos os lugares devemos ter um só objetivo: GANHAR VIDAS.



VISÃO E MISSÃO



A nossa visão é:

“Em cada casa uma célula, em cada membro um discípulo e em cada discípulo um líder comprometido com a missão de ganhar”.



Célula não apenas como uma reunião para ler um texto bíblico, dar um estudo de edificação, fazer uma breve oração, conversar e lanchar, mas reunidos para ganhar vidas. Célula para ganhar na família, no trabalho, na escola, na rua, no ônibus, na praça e onde mais exista uma vida para ser conquistada através do Evangelho. Precisamos saturar o nosso bairro, a nossa cidade e a nossa nação com a bendita mensagem da Salvação.



Membro-Discípulo que siga os passos de Cristo no amor, na simplicidade, na humildade e acima de tudo na dedicação em buscar os perdidos para o Caminho cumprindo o “Ide do Mestre”.



Temos uma missão. Nossa missão nos foi dada por Cristo. Nossa missão é terminar a obra que foi iniciada por Jesus: Fazer discípulos de todas as nações! Esta é a missão da Igreja. Esta é a mensagem da Visão Celular no Modelo dos Doze. Uma visão genuinamente bíblica. A Visão Celular é a visão fiel à visão de Cristo. É a visão neotestamentária de Mateus 28.19. Não é uma nova doutrina, uma nova igreja, uma nova denominação, uma onda ou um modismo para os nossos dias. É um modelo bíblico. Uma estratégia de evangelização e discipulado. É a igreja atuante, viva e conquistadora de Cristo e dos Apóstolos em atuação em nossos dias conforme os relatos bíblicos de (Lucas 9.16 – Lucas 10.1-11 – Atos 2.46 – Atos 5.42 – Atos 20.20 - Atos 28: 30-31 - Atos 16:40 - Romanos 16:3-5 - Filemom 2.



O modelo de Atos deve continuar sendo o padrão para o crescimento da Igreja desta geração. “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo”. (Atos 5.42).



Somente através das células será possível a tomada da cidade pelo Evangelho. Somente através delas será possível o apascentamento pessoal, a multiplicação de discípulos e a revelação de novos líderes em escala proporcional aos desafios missionários de cada época.



As Células são de extraordinária importância para a Igreja. Elas canalizam vida para o corpo, estabelecem pastoreio pessoal, promovem comunhão, formam as redes ministeriais, estabelecem vínculos dentro da Igreja, facilitam o trabalho pastoral e despertam vocações. Qualquer pessoa por mais simples, pobre e iletrada que seja pode se reunir em família, ou com os vizinhos ou amigos de trabalho através de uma célula e promover a evangelização destas pessoas. Não existem barreiras para uma célula.

0 comentários:

Postar um comentário