Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 29 de junho de 2010

ESTRATÉGIAS DE CONQUISTA

Josué 6: 1-5

Toda conquista exige uma estratégia. O maior erro que cometemos é pensar que basta abrir as portas da igreja e esperar que as multidões entrem. As pessoas não conhecem o mundo espiritual como nós o conhecemos. Temos o conhecimento, temos as armas, temos a estratégia, mas não agimos. Deus dá uma séria advertência aos líderes da igreja, que estavam mais preocupados em cuidar de si mesmos do que ir até os perdidos e buscá-los. Enquanto não nos dispormos a ir buscar as almas perdidas, elas estão se tornando pasto (alimento) para as feras (o diabo).

Toda igreja caminha em uma visão, de alguma forma. Mas uma Visão pode ser de águia, mas também pode ser curta, míope. Seus sonhos chegam até onde a sua visão alcança. Este é o ano de todas as sementes de Deus germinarem em sua vida e criarem uma grande árvore. Este é o ano da árvore dar frutos e os frutos permanecerem. Este é o ano da grande colheita, da colheita abundante. É o ano do estender dos galhos para o alcance de sobrenaturais. Ao final deste ano, todos nós teremos um relatório do sobrenatural que Deus nos entregou. O Senhor mudará absurdamente a nossa sorte. Muitos sonhos não se tornam realidade porque não viram projetos e não passam por um planejamento adequado.

A Visão celular apenas trouxe organização às igrejas, e utiliza a mesma estratégia que Jesus usou, formar 12 líderes que levassem o evangelho ao mundo inteiro. Tenha como meta levantar seus 12 em 2010. Somos uma igreja celular no governo dos 12, que tem como foco a multiplicação. 2010 é o ano da frutificação. O que devemos fazer então?

1) ACREDITAR E PRESERVAR A VISÃO, COLOCANDO-A EM PRÁTICA. Ezequiel 43: 26 A visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira; tu, porém, preserva a visão, porque se refere a dias ainda mui distantes.

2) USAR AS ESTRATÉGIAS E A INTELIGÊNCIA DA VISÃO Daniel 10:1 No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão. Quando usamos as estratégias, estamos tomando posse da Inteligência. Isso causará grande conflito no mundo espiritual, pois estamos trabalhando com a libertação de pessoas das mãos do diabo.

3) ESTAR DISPOSTO A PAGAR O PREÇO PARA TER SEUS 12. Daniel 10:7 Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam. Daniel 10: 16 E eis que uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então, passei a falar e disse àquele que estava diante de mim: meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma. Você precisa pagar um preço por seus sonhos, sejam eles físicos, naturais, sobrenaturais. Deixe o Senhor fazer de você um celeiro de sonhos e plantar em seu coração o que está no coração do Pai. Destile palavras proféticas, de vida, de mudança, de restauração e o Deus Todo Poderoso o honrará.

4) NÃO DESANIMAR DIANTE DOS OBSTÁCULOS Jeremias 12: 5 - Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?

5) ESTAR DEBAIXO DE COBERTURA ESPIRITUAL Êxodo 17:11 “E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.” A Bíblia diz que, enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, Israel prevalecia, mas nos momentos em que ele abaixava as mãos, a situação mudava e o inimigo tomava vantagem. Por isso, foi necessário que dois outros líderes, Arão e Hur, sustentassem os braços de Moisés erguidos até o final da peleja. Quando esta finalmente foi vencida pelos israelitas, aquele lugar que antes se chamava Refidim (“Lugar de Descanso”) recebeu o nome de Yawé-Nissí (“O Senhor é a Minha Bandeira”).

6) NÃO DEIXAR DE FAZER A CONSOLIDAÇÃO COM OS NOVOS Colossenses 1: 28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; Hoje é muito comum ouvirmos falar de pesca esportiva. É aquela modalidade de pesca que as pessoas praticam por entretenimento. A regra é que, uma vez pescado o peixe e desfrutado o prazer, ele deve ser devolvido vivo às águas. Nosso chamado não é para capturar peixes e devolvê-los ao mar. O que estamos fazendo não é uma brincadeira, mas uma missão. Estou querendo com tudo isso falar de consolidação. Se não investirmos pesado na confirmação das vidas que levamos a invocar Jesus, nossa visão não passará de uma brincadeira de fim-de-semana. Pior, muitas dessas pessoas que forem ganhas e não consolidadas, se tornarão ariscas, criarão mecanismos de defesa para não cair na nossa rede de novo. É preciso entender que a consolidação faz parte da pesca, na verdade a concretiza. Não basta fazermos eventos de colheita, preenchermos fichas, darmos grandes relatórios e sentirmos as redes pesadas. É necessário o esforço para puxar os peixes e colocá-los dentro do barco. E quanto maior for a pesca, maior será o esforço. No caso de Simão, seus companheiros tiveram que ser acionados do outro barco e houve uma mobilização geral para que o resultado não se perdesse. Se não tivermos um coração apaixonado por vidas, como apaixonado por vidas é o coração do nosso Deus, encontraremos sempre muitas desculpas para não ir... Não podemos negar que a visão é dinâmica e requer muito trabalho, exigindo tudo de nós. Entretanto, se quisermos ver as multidões, fruto do trabalho de nossas mãos, temos que nos conscientizar de que vamos sair da nossa zona de conforto.

7) FAZER DA SUA CÉLULA UM NINHO DE ÁGUIAS Jó 39:27-28 “Ou é pelo teu mandado que se remonta a águia e faz alto o seu ninho? Habita no penhasco onde faz a sua morada, sobre o cimo do penhasco, em lugar seguro.” A águia mora nas alturas, na copa das grandes árvores ou em rochas de difícil acesso. A espécie conhecida como dourada, por exemplo, constrói ninhos com três metros de profundidade e dois de largura em média e nunca para de investir neles em toda a sua vida. Ali habita com sua parceira (águias têm acasa-lamento monogâmico, ou seja, nunca trocam de par), criam e alimentam seus filhotes até que possam voar, além de abrigar como seus “inquilinos” pequenas aves, mais frágeis, com as quais convive pacificamente. Ao tomar conhecimento dessas características, logo imaginei a célula como um ninho de águias, um ambiente propício para formar crentes conquistadores. Uma célula tem que ser um lugar de investimento. Um líder de êxito é alguém que se dedica de forma obstinada a preparar um ambiente para a multiplicação. Como eu disse, a águia passa toda a sua vida investindo no seu ninho, renovando-o. Ela nunca sente que ele está pronto. Talvez por isso não se muda, raramente abandona o ninho que começou. Que grande lição! Aconteça o que acontecer, os “crentes-águia” também são dedicados e fiéis à sua célula. Estão sempre procurando melhorar o ambiente, aprofundar os relacionamentos, dar maior consistência ao ninho. O capricho das águias é tão grande que seu “lar” acaba atraindo algumas espécies de aves menores, indefesas, que vêm para se abrigar e, surpreendentemente, são bem recebidas pelas “donas da casa”. Não é este o verdadeiro espírito da célula? Servir de refúgio e aconchego para os perdidos, aqueles que não têm defesa no mundo espiritual e precisam de um lugar para sobreviver... E quanto maior e mais bem preparado for o ninho, mais gente assim será atraída à graça de Deus! Por isso temos que insistir para que a célula não se torne um lugar de conforto para crentes maduros, mas um lugar de salvação desejável para os que estão perdidos. Outro detalhe importante é que as águias têm seus filhotes e os criam no ninho, mas não permitem que eles permaneçam ali para sempre. Quando eles estão consolidados, com asas desenvolvidas, prontos para voar, ela os empurra para fora, ajudando-os a vencer o medo das alturas e mostrando-lhes que são capazes. Este é o papel de um bom líder. Ele consolida os novos em sua célula, leva-os ao discipulado, à Escola de Líderes e, quando estão prontos (ainda que não se sintam completamente seguros), envia-os para desenvolver seu próprio ministério. E como é maravilhoso ver estes “filhotes” descobrindo o prazer e a alegria de voar! Confesso que me surpreendo ao observar gente nova na fé, vidas que nasceram de novo há menos de um ano e que já estão alegremente à frente de suas próprias células, começando a construir seu ninho de bênçãos.

8) ANDAR EM SANTIDADE Josué 7: 12-13 12 Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. 13 Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas. O SEGREDO DOS ENCONTROS É A PREPARAÇÃO DA EQUIPE, EM ORAÇÃO, JEJUM E SANTIDADE.

0 comentários:

Postar um comentário