Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A VISAO CELULAR, SEU “MODUS OPERANDI”!


Pr. Wagner Tenório de Almeida

Mateus 9:16-17

Precisamos, de uma vez por todas, entender como funciona a Visão, como ela opera ou devo operar na Igreja! Já passou o tempo da resistência, do não aceitar, do criticar, do resistir... à Visão! Quem está com a gente hoje é porque não vai mais sair da Visão! Então, vamos entender com profundidade o funcionamento da Visão!

Á luz deste Texto entendemos perfeitamente que não tem como a gente “deitar esse vinho novo, essa unção nova que Deus nos deu nos odres velhos da estrutura tradicional que vivíamos”. O “Modus Operandum” das igrejas que estão na Visão é diferente (não vamos aqui nos julgar superior a qualquer outro modo de funcionamento de outras igrejas, mas somos diferentes)! Ilust.: É como você comprar um carro todo automático e ficar procurando passar a marcha manualmente...!



I – A VISÃO SÓ FUNCIONA COM JEJUM E ORAÇAO

Joel Komiskey provou cientificamente que nas igrejas em células, só crescem as que gastam tempo em jejum e oração... Ilust.: Na Colômbia eles nunca param de orar e jejuar, determinam jejuns mensais de 3 a 7 dias e jejuns anuais para toda a igreja... Paul Yong Choo passa 4 horas/dia orando...

MAT 9:14-15 – Estamos vivendo os dias em que o noivo foi levado e a Igreja aguarda a volta dEle! É tempo de Jejuar!



II- A VISÃO SÓ FUNCIONA COM CELEBRAÇAO FESTIVA A DEUS

Aqueles cultos tradicionais inspirados na estrutura romana ou na estrutura européia ou mesmo inspirados no modelo deixado pelos nossos missionários americanos não atendem às necessidades dos adoradores que estão na Visão... Esses cultos solenes, Deus já disse: “Estou cansado de os sofrer...” (IS 1:14). E nós também!

Queremos cultos semelhantes aos de Israel... quando Deus dizia que se alegrava e mandava festeja-Lo! EX 15:20-21/ II SAM 6:14/ESD 3:11-13/SL 47:1 e 5.



III- A VISÃO SÓ FUNCIONA COM UMA ADMINISTRAÇÃO TEOCÊNTRICA

Talvez esteja aqui uma das maiores resistências: entregar o cajado, a liderança e a administração da Igreja ao Senhor, confiando naquele que Deus levantou para Liderar! Deus sempre agiu assim ao longo de toda a história: Abraão, Moisés, Josué (quem elegeu Josué, quem o colocou no poder, quem votou em Josué?)! Deus sempre dirigiu seu povo através de um Líder...!

Nas poucas assembléias em que o povo “democraticamente” resolveu tomar a administração, os resultados foram drásticos: a) Deixaram de entrar na Terra...; b) Construíram um bezerro de ouro...; c) Construíram a Torre de Babel; d) Receberam Saul como rei.

Em nossa Igreja, discutimos as principais decisões a serem tomadas, ouvimos sugestões, mas a decisão final ficará sob a minha responsabilidade, assim como acontecia na Ig. Primitiva (ATOS 15:6-7, 13 e 19, 22 e 28). Ilust.: Numa reunião discutimos se deveríamos tratar na mesma Assembléia a aquisição da Área e a Saída da CBB... eu decidi e quando fui ler a profecia...!



IV- A VISÃO SÓ FUNCIONA COM DISCIPULADO

MAT 28:19 “Ide, fazei discípulos”! Todos são discípulos e se preparam para serem Discipuladores! Não temos “membros”, mas discípulos! Todos são cuidados, pastoreados e discipulados através das células.

O trabalho pastoral é descentralizado e distribuído entre os líderes de células, discipuladores imediatos! Ilust.: Jetro, sogro de Moisés, deu esse conselho a Moisés: EX 18:14-22!



V – A VISÃO SÓ FUNCIONA COM ENCONTROS E REENCONTROS

O Encontro é a porta de Entrada na Visão! Sem o Encontro não tem como entrar na Visão, como entender a Visão, como receber a Unção de Deus para poder entrar na Visão! No Encontro há Peniel, Cura, Libertação e Unção!

O Reencontro acontece após a Esc. De Líderes quando a pessoa já está liderando Célula e formando seus 12!



VI – A VISÃO SÓ FUNCIONA COM CÉLULAS DE MULTIPLICAÇAO

Teve igreja que gostou do Encontro e o transformou em pique-nique espiritual! Mas não criou células. As Células são a Coluna Vertebral da Visão! Outras fizeram das células “encontro de comunhão”! E aí não funcionou...!

As nossas Células são prioritariamente evangelísticas!



VII- A VISAO SÓ FUNCIONA COM A ESCADA DO SUCESSO

Todos devem entender e ingressar na Escada do Sucesso e Lutar para crescer na Visão até chegar a Liderar suas células e seu G 12!



VIII- A VISAO SÓ FUNCIONA COM OS 12

Nessa igreja em Células, Cristo é a Rocha, o Fundamento, mas os 12 são as Colunas onde é erguido toda a estrutura! Ilust.: Assim como numa construção as colunas precisam estar bem firmadas, alicerçadas, cavadas, firmes... Assim funciona também a igreja celular no modelo G12!

Os 12 representam o Governo para o crescimento. Cada discípulo, líder de célula, obrigatoriamente, fará parte de um G 12 e também formará o seu próprio G 12!



IX – A VISAO SÓ FUNCIONA COM ALVOS DEFINIDOS

FIL 3:12-14 “... prossigo para o Alvo...”

I COR 9:26 “... corro, não como indeciso... não como batendo no ar”!

Cada Célula deve ter o seu alvo, Cada Rede, Cada 12...



X- A VISAO SÓ FUNCIONA COM A ESCOLA DE LIDERES

Nas igrejas em células no Mod. G 12 só lidera Célula quem fez a Esc. De Líderes! Não é apenas pelo conteúdo programático, mas pela unção que ela tem e isso não dá para pegar apenas lendo o material...

Se o líder não fizer a E.L. seus discípulos não se sentirão estimulados...

Não dá para transformar a E.L. em EBD ou em qualquer outra coisa... Na E.L. ela tem começo e fim, tem cobrança e confere certificado de conclusão!



XI- A VISAO SÓ FUNCIONA COM BATALHA ESPIRITUAL

MAT 12:28-29! Se não amarrar o valente...!

EF 6:11-12!

Essa Visão é uma Visão de Conquista, de Tomada de Territórios, de Governo... Não dá para tomar territórios, despojar o valente... sem batalha...!

Ilust.: Tem gente que não gosta de oração de guerra, que se sente mal... que foge... sabem por que? Porque tem um “covarde” que não quer sair...!

Temos uma “Palavra Profética” mandando preparar mais guerreiros... Ilust.: César Castellanos arregassou as mangas e guerreou p/seu irmão...!



XII- A VISAO SÓ FUNCIONA COM A UNÇAO DE DEUS

Para esse modelo de igreja, precisamos da Unção de Deus, senão não avançaremos! A Unção faz a diferença na vida dos discípulos. Quanto mais Unção, mais Frutos, mais Coragem, mais Ousadia... Ilust.: Apóstolos antes da Unção: medrosos, falsos e quiseram desistir; Depois da Unção: corajosos, determinados e frutíferos! LUC 24:36-38 e JOÃO 20:19-20- AT 4:7-10,19-20!

I João 2:20 e 27. Nós temos a Unção, mas precisamos não apenas permanecer na Unção, mas crescer nessa Unção!

EF 5:18 “Enchei-vos do Espírito”! “Plerouste = Verbo, Imperativo, Presente, Voz Passiva, Plural”! Presente = ação contínua...; Passiva: abrir-se para que Deus derrame...!

CONCLUSÃO: Como Igreja podemos lançar mão de várias estratégias para podermos aplicar o “modus operandum” da Visão, mas jamais deveremos cortar partes da Visão, fazer adaptações ao modelo, só aplicar aquilo que nos agradar... Ilust.: A receita de um bolo ou um prato especial só funciona se seguirmos exatamente o que ela recomenda... temos que seguir as ordens corretas na colocação dos ingredientes, o tempo certo no forno...!

Nesta Visão, existe uma Identidade a ser Assumida: Somos G 12!

Conferências – 15 a 17/11/2002 – Pr. Wagner – I B A

0 comentários:

Postar um comentário