Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 6 de julho de 2010

RECUPERANDO A VISÃO

Edvaldo Barbosa


Atos 9: 17-18

17 Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: - Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.

18 No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado;

Introdução
Deus pode transformar a disposição para o mal em disposição para servi-Lo. Onde abundou o pecado Deus pode fazer abundar a graça.

Saulo representa o religioso, alguém que crê estar fazendo a vontade de Deus. É preciso saber diferenciar a nossa própria vontade da vontade de Deus. Deus é misericordioso e vai nos levar exatamente ao propósito Dele em nossas vidas, o centro da sua vontade. O propósito de Deus é que você, assim como Paulo, perca a visão para o mundo e receba Dele uma nova Visão, para se tornar um missionário e um visionário. Após ter um encontro com Jesus Saulo se apresenta aos discípulos como seguidor de Cristo, mas os discípulos não acreditam nele.

Saulo antes era um perseguidor de cristãos. É exatamente assim que agem as pessoas que não entendem e não aceitam a Visão. Passam a perseguir aqueles que estão nela. Saulo era um homem com uma convicção: Ele deveria matar todos os cristãos. E agia em prol disso. Conseguiu cartas, autorização para levar adiante seu projeto. Deus então trata de revelar-se a ele numa visão, e sua vida nunca mais foi a mesma. Pessoas que tiveram uma experiência com Deus nunca mais serão as mesmas. Jesus se revela a Saulo através de uma luz que vinha do céu.

Vamos entender como Deus transforma um religioso perseguidor de cristãos no maior missionário da história do evangelho.

DEUS QUER TE TRANSFORMAR DE TAL MANEIRA QUE SEU MAIOR PRAZER SEJA PREGAR O EVANGELHO

Atos 9: 1-2 “Ele foi falar com o Grande Sacerdote e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os seguidores do Caminho.”

Vejam o empenho de Saulo em fazer a obra que ele achava que era correta. Aquilo dava prazer em Saulo

1 - DEUS LEVA SAULO A TER UMA EXPERIÊNCIA SOBRENATURAL COM ELE
Atos 9:3 "uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele."

João 8:12 “De novo Jesus começou a falar com eles e disse: - Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.”

Todos nós precisamos de uma experiência com Deus. Eu não posso me apoiar na experiência dos outros. Saulo era um homem extremamente racional e precisou ter a sua experiência particular com Deus. E no seu caso, foi tão particular que os homens que estavam com ele ouviam a voz de Jesus mas não viram ninguém. Quando Deus quer usar alguém, a primeira coisa que Ele faz é revelar-se a essa pessoa. Deus revelou-se a Moisés do meio da sarça, no deserto. Deus revelou-se a Isaías, do seu alto e sublime trono (Isaías 6), mostrou ao profeta que ele era um homem de lábios impuros, tocou em seus lábios e o curou. O Encontro é uma experiência tremenda com Deus. Deus nos leva a uma convicção do pecado, ao arrependimento, à libertação, cura e por fim nos batiza no Espírito Santo. Mas tudo isso tem um propósito. Muitas pessoas foram impactadas nos últimos anos, mas somente algumas se dispuseram a serem usadas por Deus.

2- DEUS ESPERA DE NÓS UMA ATITUDE DE HUMILDADE
Atos 9:4 "Ele caiu no chão"
Jó 22:29 Deus rebaixa os orgulhosos, mas salva os humildes.
Salmos 25:9 Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade.
Isaías 57:15 Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: "Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças.
Mateus 23:12 Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
Tiago 4:10 humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
2 Crônicas 7:14 “...se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, eu o Senhor ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a vossa terra.”

Quando Saulo cai ao chão, estava simbolizado ali que tudo aquilo em que ele se firmava acabava de cair por terra. Os achismos precisam cair por terra. Deus odeia os soberbos, mas ama os humildes. E para que a visão missionária seja restaurada, é preciso ter humildade. Ser discipulado por alguém mais novo que você é uma atitude de humildade. Reaprender conceitos na Escola de Líderes é um ato de humildade. Lavar banheiros e servir as pessoas nos Encontros é um ato de humildade. A altivez precede a queda... (ver versículo). O Senhor quer ver em você hoje uma atitude de humildade, para que a glória Dele seja manifesta em tudo que você fizer. Muitas pessoas pararam de crescer por falta de humildade. Acharam que eram os tais, que sabiam muito, que eram melhores que os seus irmãos. O grande Saulo teve que ser guiado pelas mãos por outras pessoas. Deus estava através disso tratando o caráter soberbo de Saulo. Você vai ter que aprender a ser liderado. Só pode ser um bom líder aquele que consegue ser liderado.

3- DEUS QUER NOS TORNAR CEGOS PARA AS COISAS DESTE MUNDO.
Atos 9:8 - Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada.
Isaías 42:16 Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, por uma estrada que eles nunca pisaram antes. A escuridão que os cerca eu farei virar luz e aplanarei os caminhos ásperos. São estas as minhas promessas, e eu as cumprirei sem falta.
Isaías 6:10 Isaías, faça com que esse povo fique com a mente fechada, com os ouvidos surdos e com os olhos cegos, a fim de que não possam ver, nem ouvir, nem entender. Pois, se pudessem, eles voltariam para mim e seriam curados.

A luz que veio do céu brilhou em volta de Saulo e o cegou. Brilhar em volta significa que foi em todas as direções ao redor dele. Todas as áreas da minha vida devem estar consagradas a Deus. Deus quer cegar muitas pessoas. Cegar para este mundo, para a glória deste mundo, para as coisas desse mundo. Ele quer nos cegar para as circunstâncias. Muitas pessoas estão sem visão porque olham apenas para o natural, não conseguem enxergar o sobrenatural de Deus. Deus deseja fazer grandes coisas, mas primeiro tem que nos cegar. Saulo tinha uma convicção, ele acha que estava certo, mas Deus mostrou-lhe que ele era cego espiritualmente. Aquele que é cego espiritualmente não consegue romper espiritualmente. As pessoas têm mania de se firmarem nos seus próprios conceitos, na sua própria sabedoria. Deus usa as coisas loucas para confundir as sábias. Tem pessoas que ainda resistem à Visão porque aprenderam a fazer evangelismo de outra maneira. Muitas pessoas me procuram e desabafam: "Olha, eu até gosto de você, é um cara legal, mas não engulo essa visão. - Porque meu irmão? É porque eu era da igreja tal e aprendi tudo de uma outra forma." Tradicionalismo, pessoas sem visão, cegos espirituais. Não importa a forma como você aprendeu, Deus quer renovar seu entendimento, te dar novas estratégias. O nosso Deus não muda, mas isso não significa que Ele seja um Deus antiquado. Se Jesus fosse vivo nos dias de hoje ele seria um homem normal. Usaria internet, teria um email, um blog, andaria de avião, tomaria açaí. Mas nós insistimos em querer permanecer sem visão. Deus quer hoje restaurar a visão missionária em sua vida!

Atos 9:18 “umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo.”

DEUS FAZ CAIR HOJE EM SUA VIDA AS ESCAMAS DA INCREDULIDADE, DA RELIGIOSIDADE, DA FALTA DE VISÃO, DA RACIONALIDADE, DA CARNALIDADE...

4- É PRECISO INVESTIR UM TEMPO DE NOSSAS VIDAS NA PRÁTICA DA ORAÇÃO, SÓ ASSIM TEREMOS A VISÃO RESTAURADA.
Atos 9: 11-12 – “Ele está orando e teve uma visão.”

Quanto do seu tempo é dedicado à oração? A unção do Senhor é transmitida a homens e mulheres de oração. Quem não ora não vai romper nessa visão!

5- FOI O PRÓPRIO JESUS QUEM NOS ESCOLHEU
Atos 9:15 “Este é para mim um vaso escolhido”
João 15:16

6- DEUS ESPERA DE NÓS UMA AÇÃO IMEDIATA
Atos 9: 20 “E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas”

Tem pessoas esperando não sei o que para abrir sua célula. Deus já te deu uma experiência sobrenatural, agora o que ele espera de você é que imediatamente comece a anunciar o evangelho. Não perca mais tempo, coloque-se à disposição de Deus e seja usado por Ele.

7- AS PALAVRAS DE DEUS EM NOSSA BOCA TERÃO O MESMO PODER QUE TINHAM NA BOCA DE JESUS
Atos 9:22 “as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas.”
Atos 9:28 “...pelo poder do nome do Senhor, ele anunciava corajosamente o evangelho.”

Música sugerida para ministração: A luz do teu olhar – Ministério Nova Geração

0 comentários:

Postar um comentário